Os alunos dos segundos anos do Ensino Médio (B e C) e Integrado (B) do período noturno, desenvolveram nesse primeiro Trimestre na disciplina de Filosofia ministrada pela Professora Marcia Rodrigues, um amplo debate sobre temas relacionados a bioética. De acordo com a professora, o conteúdo estruturante do trimestre é Ética. Entre os diversos conteúdos específicos está a bioética.
Segundo a professora, a bioética está inserida no campo das especulações da ética aplicada, que por sua vez, é um ramo da filosofia que tem como objetivo empreender reflexões sobre problemas práticos que necessitam de respostas racionais. Nesse sentido, se pode levantar inúmeros questionamentos, por exemplo, “O progresso é sempre desejável, sem que investiguemos suas aplicações e consequências?”.
Portanto, a bioética é uma palavra que se origina do grego: bios, vida + ethos, relativo à ética. Tem como finalidade questionar práticas e estabelecer diálogo multidisciplinar sobre o bem da vida humana, tanto individual como coletivo. Atualmente tem intensificado o debate de questões como: Escolha do sexo do filho, experimentos em seres humanos e animais, estudos com células-tronco, clonagem reprodutiva e clonagem para fins terapêuticos, transgenia, aborto, eutanásia, aumento da longevidade na sociedade, etc.
Para discutir alguns dos temas citados, foi utilizada a metodologia de grupos, selecionado previamente os seguintes temas:
• Células-tronco;
• Testes em animais;
• Escolha do sexo do filho;
• Aborto;
• Eutanásia;
• Transgênicos;
• Genoma Humano.
No final de todas as apresentações e discussões, principalmente dos aspectos positivos e negativos de cada tema, enfocando sempre os aspectos legais, foi realizada uma avaliação descritiva.
De acordo com a professora Márcia, o trabalho enriquecedor, visto que os alunos entenderam a proposta de trabalho.




