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LEVANTAMENTO DE ACESSO A INTERNET PELOS ESTUDANTES EM CASA









Horário das Turmas








Senhores Pais e ou Responsáveis
Em relação a volta as aulas, essas serão retomadas no dia 18/02 no formato REMOTO, pela plataforma Google Classroom. Na plataforma as turmas serão atualizadas nos próximos dias, ACOMPANHE.

A partir do dia 01/03 retornamos de forma Híbrida ou seja com revezamento dos estudantes, porém toda essa organização será repassada através de reuniões e recados enviados nos GRUPOS de whatsapp OFICIAL das turmas.

Atenção: o link para fazer parte desses grupos de whatsapp está no facebook e no site da escola. É de extrema importância que todos os responsáveis estejam no grupo, que será uma ferramenta para troca de informações.
















Caso não encontre o nome do seu filho(a) na listagem, favor procurar a secretaria do colégio para realizar a matrícula.

Horário de atendimento da secretaria: 8:00 as 11:30 e das 13:30 as 17:00 horas

SENHORES PAIS E ESTUDANTES !!
As aulas iniciarão dia 18/02/2021 apenas de forma remota (online, TV, youtube e classroom). A partir de 01/03 de forma híbrida, conforme orientação da Secretaria de Educação do Paraná.

Demais orientações, serão repassadas aos grupos de whatsapp, assim que formados. É importante que estudantes e responsáveis permaneçam nos grupos e fiquem atentos a todas as informações.

Obs.: Para os alunos que retornarem de forma presencial, favor imprimir, preencher e assinar o termo de responsabilidade e entregar na escola o quanto antes.




Resultado Final de 2020








COMUNICADO A COMUNIDADE ESCOLAR
Para informações a respeito do funcionamento da escola no período da Pandemia, EAD e demais informações;





Matricula OnLine
Veja como realizar a matricula online:







ALUNOS DO CEJE PARTICIPARAM DA UNIPAR ABERTA

No dia 02 de outubro de 2019, os alunos dos terceiros A e B, juntamente com as professoras Rosangela A. Ferneda e Diane Mileide Toebe visitaram a Universidade Unipar onde participaram das atividades propostas por essa instituição “Unipar Aberta”, nessas atividades os estudantes foram recebidos pelos coordenadores dos cursos, professores da universidade e acadêmicos.


Assistiram a vídeos, palestras sobre os cursos, foram realizadas visitas aos laboratórios, sendo que em cada um o professor responsável explicava como funcionam as aulas práticas.  As saídas pedagógicas são fundamentais, pois ampliam os horizontes dos alunos e abrem novas perspectivas”.





PROFESSORA VERONIKA KRAMER DA SILVA REALIZA AULA DE LEITURA EM LABORÁTORIO DE INFORMÁTICA

No dia 30 de setembro, a professora Veronika Kramber da Silva, desenvolveu aula de leitura diferenciada com seus alunos do 8o D do período vespertino.


De acordo com a professora Veronika, “a leitura deve ser um momento prazeroso em que o aluno pode viajar por mundos diferentes”. A professora relatou que eles leram vários textos reflexivos sobre a violência contra a mulher, os danos causados pelas drogas lícitas e ilícitas, aquecimento global, gravidez na adolescência e homofobia.


Segundo a professora os alunos da turma são maduros para entender, questionar e opinar criticamente em relação a qualquer um dos temas abordados. O resultado do trabalho foi expressado através da produção de cartazes, que foram defendidos por seus autores. O compartilhamento de experiências foi enriquecedor destacou a professora.





DIREÇÃO CONVERSA COM ALUNOS SOBRE O PROGRAMA PRESENTE NA ESCOLA

No dia 25 de setembro, do Diretor Auxiliar Edson Maria Alves Cabral e a Pedagoga Beloni Parolin Bordignon, conversaram com alunos do período noturno que tem faltado as aulas. O diretor explicou o Programa Presente na Escola para os alunos, destacando como é feito o levantamento de dados, seu objetivo e a sua importância gerenciar o Estabelecimento de Ensino. 


Os alunos ficaram cientes do impacto negativo no seu processo formativo quando faltam sem justificativa. A conversa sobre o assunto foi bastante descontraída e os alunos firmaram o compromisso de manter a frequência regular nas aulas.


REUNIÃO COM A EQUIPE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO NRE

No dia 25 de setembro, ocorreu uma reunião com a Coordenadora  da Eduação Profissional Rosemarie Margareth Zeni e o técnico Cleber Ferreira de Almeida a Diretora Sandra Elisete Casola, o Diretor Auxiliar Edson Maria Alves Cabral, o Coordenador do Curso Técnico em Informática Eduardo Luiz Gubiani e a Pedagoga Beloni Parolin Bordignon.


Nessa reunião foi tratado de diversos assuntos referente ao Curso de Técnico de Informática que o CEJE oferta há anos.


Na oportunidade a equipe diretiva fez algumas reinvindicações aos representantes do NRE, com objetivo de melhorar o processo formativo dos alunos do curso técnico.





GINGANA DE MATEMÁTICA É REALIZADA NO CEJE

No dia 11 de setembro,  foi realizado no Colégio Estadual Jardim Europa, oficinas desenvolvidas pelos acadêmicos do Programa Residência Pedagógica do curso de Matemática da UTFPR – Toledo.


A atividades for desenvolvida por 24 residentes e 25 estagiários, com as 39 turmas do Colégio e nos três turnos, envolvendo 1100 alunos. As oficinas proporcionaram aos alunos, novas formas de contato com a matemática, demostrando como ela faz parte do nosso cotidiano.


A atividade foi coordenada pelos professores, Emerson Tortola, Barbara Winiarski Diesel Novaes, Heloísa Cristina da Silva e Carla Ramos de Paula da Universidade e pelo Professor PDE e Preceptor de Matemática Luiz Fernando Mori, que ressaltou que “além dos benefícios para os estudantes do colégio, a experiência adquirida pelos acadêmicos da UTFPR, através da  imersão no cotidiano escolar, puderam vivenciar a realidade da escola pública, seus desafios, realizações e também aferir a eficiência de métodos e práticas educacionais”.


A diretora Sandra Elisete Casola, ressaltou a importância da Integração da Universidade e Colégio, e agradece toda a comunidade que se mobilizou para  a atividade.





ALONGAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA NO PRIMEIRO E QUARTO ANO DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA

No dia 09 de setembro a professora Cleide Pizzatto, docente da disciplina de Educação Física, promoveu em suas aulas com alunos do curso técnico em informática, alongamentos, que  são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade, destacou a professora.


A rotina dos estudantes, horas e horas, sentado numa cadeira, lendo, escrevendo ou digitando. Quando se fica muito tempo em uma mesma posição, os músculos dão sinais de que estão cansados começam os incômodos na região lombar, pescoço e/ou nas mãos.


Permanecer por muito tempo na mesma posição e, ainda por cima, com a postura errada provoca dores musculares e articulares. É importante para os estudantes, manterem a postura ereta, fazer alongamentos diários, bem como fortalecer a musculatura, principalmente, das mãos, braços, abdômen, lombar e pescoço, áreas mais afetadas, recomendam os profissionais de educação física.


Em situação de imobilidade prolongada, o alongamento reduz a tensão, melhora a postura, ativa a circulação sanguínea e alivia o estresse, principalmente para os profissionais da área da informática que permanecem muito tempo sentados. Também restaura a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes a essa articulação, previne, inclusive, o encurtamento de grupos musculares e facilita o relaxamento muscular.


Fazer alongamento é como sinalizar para os músculos que eles estão prestes a serem utilizados, desenvolvendo a consciência corporal e auxiliando a liberação dos movimentos bloqueados por tensões emocionais, de forma espontânea. Destacou a professora Cleide Pizzatto.





Atividades Rítimicas e Expressivas nas Aulas de Educação Física

No dia 09 de setembro a professora de Educação Física Cleide Pizzatto aplicou atividades rítmicas par aos alunos do nono ano “C”.


A existência do homem no mundo e o seu processo de humanização não seria possível sem a presença corporal. O corpo ao movimentar-se expressa ideias, sentimentos, emoções e valores. É a presença no mundo via corpo que sente, que pensa, que age, corpo que ao expressar-se na história traz suas marcas desvelando-as, destacou a professora Cleide Pizzatto.


De acordo com a professora, as atividades rítmicas são atividades que utilizam música, expressão de sentimentos, emoções e criatividade de movimento. São manifestações da cultura corporal e tem como característica a intenção de expressão e comunicação, atuando nos aspectos cognitivos, afetivos, sociais e motores.


As atividades rítmicas e expressivas são trabalhadas na escola como atividade e linguagem artística, forma de expressão, socialização, como conceito e linguagem estética de arte corporal e Cultura Corporal de Movimento Humano. Para os alunos enfoca o aspecto biopsicossocial, como forma de atividade para condicionamento físico, desbloqueio das articulações, coordenação motora, inclusão, respeito, visando bem-estar e saúde.


Desenvolvem consciência corporal, orientação espaço-temporal, percepção, concentração e atenção. Experimentamos alguns sentimentos e emoções que unem o grupo, possibilitando a abertura de novos relacionamentos. Desenvolvem o apoio mútuo, a integração e a cooperação.


A Educação Física Escolar deve garantir a prática da cultura corporal e as atividades rítmicas e expressivas expressam as produções culturais, comunicação e gestos através da música. Essas atividades proporcionam a busca pelo conhecimento do corpo e de sua capacidade de expressão, isso permite ao aluno uma melhor forma de se comunicar, refletindo e trocando experiências. É através do corpo que transmitimos alegria, dor, medo, prazer, raiva, entre outros sentimentos.


As atividades rítmicas objetivam a receber do aluno uma resposta rítmica normal, a expressão de sentimentos e ideias, a aquisição do senso rítmico, espontaneidade para atitudes criadoras, a experiência da unidade rítmica, o equilíbrio entre contrair e relaxar.


Pode-se dizer então que a atividade rítmica e expressiva é a arte de expressar as emoções, os sentimentos, possibilitando que todo o corpo se movimente de forma rítmica.





III MOSTRA DE DANÇAS CEJE

Neste mês de setembro (dia 6), o Colégio Estadual Jardim Europa realizou a 3ª Edição da Mostra de Danças que teve como tema Danças Folclóricas e Regionais Brasileiras.


Mais de 300 alunos tiveram a oportunidade de conhecer o palco e os bastidores do Centro Cultural Ondy Helio Niederauer que estava lotado. A Plateia formada por pais, alunos, professores, funcionários, membros da APMF e representantes do Núcleo Regional de Educação aguardavam ansiosamente o início do evento que na abertura contou com a apresentação de contorcionismo protagonizada pelo aluno Kauan Gabriel Vilela do 2ºC e o Hino Nacional Brasileiro o qual foi cantado pelo aluno egresso Eric Rafael Afonso.


Foram apresentadas Danças Gaúchas como Caranguejo, Pezinho, Balainha, Pau de Fita, Maçanico, Xote Carrerinho e uma rica diversidade de ritmos folclóricos como Boi-Bumbá, Frevo, Samba, Xote, Afoxé, Maculelê, Carimbó, Xaxado e Forró.


O objetivo da Mostra de dança é compartilhar o trabalho realizado em sala durante o decorrer do trimestre no Colégio Estadual Jardim Europa. Os alunos realizaram pesquisas sobre a dança escolhida, organizaram a coreografia, providenciaram e confeccionaram os figurinos. Tudo isso, sob supervisão e orientação dos professores de Arte: Davi dos Santos Ferreira, Daniel Popilnick, Andreia Aparecida de Almeida Andrade, Simone Cristina de Matos e Shirlei Bracht Pereira.


O evento foi organizado pelos diretores Sandra Elisete Casola e Edson Maria Alves Cabral e as Professoras Cleusa Novais Escher e Silmara Brasolin.


Confira abaixo alguns relatos:


O aluno Thales Daniel Da Silva Vieco do 9º E que participou das duas edições anteriores da Mostra de Dança, destacou seu contentamento em relação ao local do evento deste ano. Segundo ele “cada vez o espaço está melhorando para a apresentação, o primeiro ano foi na escola (CEJE), no segundo ano foi no CEJU e ele espera que melhore cada vez mais”.


A aluna Karina do Prado Teles do 8º B considerou ótimo o resultado final de sua apresentação. Confessou que mesmo ela, que já dançava com o grupo 5ª Essência Fetter Company ficou ansiosa e com muita vergonha no dia, mas que ao subir no palco se acalmou e tudo deu certo.


A aluna Kelly Kauany Coutinho do 7º G que participou da Mostra pela primeira vez disse que estava muito nervosa antes da apresentação, mas, quando subiu ao palco viu todo aquele público, ficou feliz e adquiriu coragem para se apresentar. Relatou ainda que dançou o ritmo Carimbó e que até então não o conhecia, mas que a professora apresentou como sugestão várias danças e esta foi a elegida pela turma. 


Marisa Nunes Machado funcionária do Colégio e mãe da aluna Karoline Nunes Brancher do 8º B disse que adorou a apresentação da sua filha e que espera que ocorram mais eventos como este. Ela ainda relata que no dia do evento “a Karol estava preocupada em chegar na hora” elas contaram com uma organização especial para se deslocar até o local e mesmo dependendo de transporte público disse que “todo o esforço valeu muito a pena”.


A professora de matemática Claudete Maria Noll acompanhou de perto o evento, participando do ensaio e também presenciando todas as apresentações. Ela relata que a mostra é muito importante pois “trabalha o aluno na totalidade, que além de ensinar o conteúdo de Arte desenvolve o ser humano em todas as suas dimensões” ela complementa dizendo que “a Mostra é uma forma da gente estar conhecendo outras habilidades que as crianças têm e que as vezes um aluno que é tímido e pouco participativo se supera ao entrar no palco”.


Todos os entrevistados foram unanimes ao afirmar que a Mostra de Danças do Colégio Estadual Jardim Europa é fundamental para a desinibição dos estudantes e esperam que as próximas edições venham com novos temas, que desafiem a criatividade e propiciem cada vez mais a pesquisa e o aprendizado. 


Texto: Professora Simone Cristina de Matos.


Revisão: Adriane Aparecida Carloto Palhares.














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